terça-feira, 24 de julho de 2012

40 dias de Jejum e Oração - 22º dia - Frutos do Espírito - MANSIDÃO



22º dia - Frutos do Espírito - MANSIDÃO

"Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra" (MT 5.5).
Mansidão tem muito a ver com brandura e humildade. O discípulo cheio do Espírito abrigará também esse fruto em seu coração. Vemos na vida de Pedro claramente essa diferença, o Pedro impulsivo e até violento antes do Pentecostes, em contraste, o amável e submisso após. Também o Moisés de antes de ter uma experiência íntima com Deus, agindo de forma brusca e violenta, e após tornando-se o homem mais manso de toda a terra (Números: 12:3). A certeza de estarmos andando com Cristo nos faz mansos como Ele foi quando enfrentou seus acusadores e a cruz.

1. O SIGNIFICADO DE SER MANSO
O Espírito Santo chegou à nossa vida para fazer morada permanente em nós, e fluir constantemente no nosso viver através das virtudes do Espírito. A mansidão foi apresentada por Jesus como uma das bem-aventuranças, e a Palavra nos deixa claro que há uma recompensa para os mansos: "Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz" (Sl 37.11). A paz, que também é fruto do Espírito Santo, sempre será a maior recompensa para os que exercitam a mansidão. Mansos são aqueles que escolhem o caminho do amor e da fé para alcançar a vitória. Jesus é o nosso padrão e a nossa maior referência de mansidão. Ele diz de si mesmo: "aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas" (Mt 11.29). O manso não deixa sua alma no comando das suas reações, pois é espiritualmente forte para se defender, com mansidão, daquilo que alguém lança contra ele. Podemos, portanto, dizer que mansidão é a força sob controle.

2. MANSIDÃO: EXPRESSÃO DO ESPÍRITO EM NÓS
Mansidão é uma característica de quem é tratável, ensinável, maleável e, ainda que esteja sob pressão, não age fora dos princípios da Palavra de Deus. Precisamos expressar a presença do Espírito Santo em nós, e deixá-Lo fluir cotidianamente no nosso viver. Se não estamos expressando Sua presença, algo pode estar falhando em nós e, como conseqüência, duas coisas podem acontecer: entristecer o Espírito ou apagá-Lo em nós. A Palavra nos diz que não devemos fazer isso: "Não extingais o Espírito (1Ts 5.19) "E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção" (Ef 4.30). Jesus nos ensinou o que significa ser manso não só pelas suas palavras, mas também em Sua própria vida. Ele é o maior exemplo de mansidão para nós e, como Seus discípulos, devemos seguir os seus passos: "porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo para que sigais os seus passos" (1Pe 2.21).

CONCLUSÃO
Somente quem é controlado pelo Espírito de Deus, consegue ser manso conforme o ensino de Jesus. Devemos seguir esse ensinamento, vivendo em mansidão diante de Deus e dos homens.

Senhor, obrigada por cada dia deste propósito! Hoje Pai, te peço perdão pelos meus momentos de ira, de mágoa, de atitudes intempestivas e por toda palavra proferida da minha boca sem o controle do Teu Espírito. Que hoje eu possa me renovar nas suas águas e derrame a mansidão sobre a minha vida, para que eu tenha domínio próprio, seja humilde, tenha brandura e docilidade nas minhas palavras. Que o teu amor e misericórdia sejam comigo, hoje e sempre! Te amo, Pai querido! Eis-me, aqui e rompendo em fé diariamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário