sábado, 21 de julho de 2012

40 dias de Jejum e Oração - 20º dia - Frutos do Espírito - BONDADE



20º dia - Frutos do Espírito - BONDADE

"Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo."
Efésios 4:32

Bondade é semelhante a benignidade. Esta palavra ressalta a generosidade em dar mais do que alguém merece. É a palavra que Jesus usou para descrever o homem que pagou ao seu empregado mais do que seu trabalho realmente valia (Mateus 20:15). Os cristãos não devem ser pessoas avarentas, tão preocupadas com o que é "certo" que perdem a capacidade de ser generosas e dar mais do que uma pessoa realmente merece. Deus é generoso para conosco. Podemos ser generosos para com outros.

Gálatas 5:22 nos ensina que o fruto do Espírito Santo é bondade. Isto significa que nosso coração é muitas vezes sujo, imoral, avarento, orgulhoso, egoísta; e pode ser transformado em coração puro, de excelente caráter, refletindo a bondade do nosso Deus. Nós crentes não somos bons na carne, na verdade somos miseráveis – Romanos 7:18,24. Mas depois de Cristo nos salvar e purificar, nos transforma também, e desta maneira, nos tornamos cada vez mais pessoas boas. No Espírito Santo conseguimos excelência de caráter – Romanos 8:5,9.        
        O caráter cristão vem passo a passo, com crescimento espiritual. Na prática, o caráter cristão não chega de vez no momento da salvação. Enquanto Deus considera o crente perfeito e justificado em Cristo, a prática de bondade vem pouco a pouco. O crente precisa cultivar o fruto do Espírito – II Pedro 3:18.       
    Em Colossenses 3:8-10 o crente encontra uma chave para crescer na bondade: o princípio bíblico de despojamento e revestimento.
¥              DESPOJAR = RETIRAR – A Bíblia ensina que o crente deve identificar os comportamentos, atitudes e pensamentos que não agradam a Deus. Colossenses 3:8,9 fornece uma lista parcial destes pecados. São obras da carne ou do velho homem.
¥              REVESTIR = COLOCAR – O crente deve se despojar das obras da carne e se revestir do fruto ou das obras do Espírito – Colossenses 3:10. O crente faz isso através da renovação da mente – Romanos 12:2. Assim, e somente assim, o crente pode ter excelência de caráter e ser bondoso.
Três exemplos para ajudar o crente a cultivar a bondade:
1)       Uma pessoa bondosa não é egoísta – quando o crente encontra egoísmo em seu viver é porque ele está pensando demais em si e não está pensando no bem do outro. Por isso o crente tem que se despojar do egoísmo para parar de se concentrar em si e começar a pensar nos outros a ponto de serví-los;
2)       Uma pessoa bondosa não mente – quando o crente encontra mentiras em seu viver é porque ele está pensando que sua vontade, seu conforto, e seu bem-estar são mais importantes do que a verdade. Por isso o crente tem que se despojar da mentira e revestir-se da verdade.
3)         Uma pessoa bondosa não é arrogante e crítica – quando o crente encontra estas obras da carne em seu viver é porque ele está pensando erroneamente que é melhor que alguém. Por isso o crente tem que despojar da arrogância e se revestir de humildade.  Site da Igreja Batista Esperança

É bom lembrar que “bondade” no original significa “retidão”,”prosperidade”,”gentileza” – todos relacionados com o termo grego “agathosune”.  O uso que Paulo faz desse termo, nos trechos de Romanos 15:14 e II Tessalonicenses 1:11, mostra-nos que o sentido geral dado à palavra é “bondade”, isto é, aquela qualidade de generosidade e de ação gentil para com outras pessoas, tudo se originando, naturalmente, de um caráter intimamente bondoso.  Os homens tornam-se bons quando a bondade divina passa a ser cultivada neles, pelo Espírito Santo, pois a bondade é um dos aspectos do fruto do Espírito.  Sendo assim, o homem bom torna-se superior ao homem meramente justo, porquanto, além de ser alguém dotado de ética correta, ele é generoso, demonstrando amor em sua vida.  (Romanos 5:7).  A bondade de Deus garante tanto o poder quanto o cumprimento final de Seus planos, por meio dos quais Ele chegará a restaurar todas as coisas.  (Efésios 1:10). Vilson Ferro Martins

Senhor, obrigada por nos direcionar e fortalecer nestes 20 dias de propósito, estamos na metade do caminho; que sua destra fiel seja conosco e nos capacite diariamente para que consigamos cumprir os Teus alvos para as nossas vidas. Nos revista com o teu amor e nos proteja contra toda iniquidade e setas do maligno em nossas vidas.

Senhor, que hoje o Teu Espírito Santo gere em meu coração generosidade, amor, compaixão e desapego. Que eu possa exercitar diariamente a Regra de Ouro, o espírito de ajuda  e o amor incondicional; sendo uma mulher(homem) de caráter e integridade. Que os dons do Espírito se manifestem em mim através da sua graça e misericórdia na minha vida. Eis-me, aqui e rompendo em fé diariamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário