sexta-feira, 20 de julho de 2012

40 dias de Jejum e Oração - 18º dia - Frutos do Espírito - LONGANIMIDADE


18º dia - Frutos do Espírito - LONGANIMIDADE

"com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,"
Efésios 4:2

Longanimidade é a qualidade dada por Deus que faz o homem ser paciente até na provação. Provérbios 16:32 nos diz: A irritação, a ira, a vingança, são obras da carne opostas à longanimidade. Na linguagem popular, é ter o pavio comprido, demorando muito para explodir, é o amor que nos leva a ir longe, tratando com paciência as pessoas com suas falhas, fraquezas, ignorâncias, demoras e pecados. De acordo com Lucas 6:35

A longanimidade produzida pelo Espírito Santo é o antídoto para a afobação humana e suas desastrosas consequências.
Podemos definir longanimidade como disposição à tolerância, a atitude de não perder a esperança ou a paciência com as pessoas, ainda que não sejam amáveis ou cordiais. Também se manifesta na capacidade de esperar, bem como disciplinar a mente para suportar as afrontas recebidas. Este comportamento é essencial na vida de um crente, porque comprova a influência do Espírito Santo no seu viver.
A longanimidade está intrinsecamente relacionada à vida cristã. Esta faceta do Fruto do Espírito nos ajuda a suportar as injustiças sem a prevalência da ira ou da vingança (Pv 19.11). É um atributo divino que se manifesta em nosso caráter e norteia nosso comportamento como filhos de Deus. Nas relações humanas, a longanimidade (paciência) nos leva a um bom relacionamento com todos que convivemos, quando aprendemos a suportar suas debilidades e falhas (Pv 15.18). Em nosso relacionamento com Deus, ela nos ensina a não perder a esperança no seu agir, ainda que as circunstâncias sejam desfavoráveis e a atitude divina em relação aos nossos problemas seja o silêncio (Gn 22.1-8).
“O longânimo é grande em entendimento, mas o que é de espírito impaciente mostra a sua loucura” (Pv. 14.29).

Senhor, que hoje a tua longanimidade se estenda sobre mim, derrame este dom sobre a minha vida, para que eu possa suportar todas as adversidades e provações com um coração humilde e manso, que eu seja tardia em irar-se, que minhas emoções sejam controladas por Ti. Traga a docilidade, a disciplina e o amor à minha vida, para que eu tome decisões com sabedoria e não no momento da ira e do ódio. Que a cada dia aumente o meu relacionamento e intimidade com o Teu Espírito, para que eu diminua e Tu cresças em mim. Eis-me, aqui e rompendo em fé diariamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário