domingo, 22 de julho de 2012

40 dias de Jejum e Oração - 21º dia - Frutos do Espírito - FIDELIDADE



21º dia - Frutos do Espírito - FIDELIDADE

Porque a palavra do Senhor é reta; e todas as suas obras são feitas com fidelidade.
Salmos 33:4

Fidelidade é uma qualidade que o Espírito Santo molda em nosso caráter cristão, caráter este que nos faz fiéis em tudo. Sendo o discípulo fiel no pouco, também o será no muito e sobre o muito será colocado (Leia Mateus 25.21). Esse fruto nos leva a sermos fiéis ao Senhor, ao próximo e a nós mesmos.
Fiéis nos dízimos, nas ofertas, no tempo, nos pensamentos; entregando-os a Deus todo o nosso trato, acordo, negócios com próximo, e com os nossos compromissos financeiros, contribuindo com as causas justas e recuperação espiritual.
Fiéis com nós mesmos, não nos vendendo por preço algum, não abrindo mão dos valores espirituais da Palavra de Deus


Fidelidade é a virtude daquele em quem se pode confiar integralmente. Como as virtu¬des já vistas anteriormente, a fidelidade é um dos atributos do caráter de Deus e do Seu Filho. Conseqüentemente, deve ser um atributo de nosso caráter, pois estamos sendo formados con¬forme à sua imagem. Por toda a Bíblia encontramos testemunhos da fidelidade de Deus. ''É ele o que vos chama, o qual também o fará" (I Ts 5.24), diz o apóstolo." Todavia o Senhor é fiel" ( II Ts 3.3), escreve Paulo, ao pedir à igreja que ore para que através de seu ministério a palavra do Senhor seja propagada e glorificada.

E também declara: " Fiel é Deus, pelo que fos¬tes chamados à comunhão de seu filho Jesus Cristo nosso Senhor (I Co 1.9). O testemunho de Salomão também testifica: "Bendito seja o Senhor, que deu repouso ao seu povo de lsrael, segundo tudo o que prometera; nenhuma só palavra falhou de todas as suas boas promessas,feitas por intermédio de Moisés, seu servo" (I Re 8.56).

A fidelidade de Deus é a prova de seu eterno e invariável amor. "Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto" (Dt 32.4). Nesta fidelidade se firma a confiança de todos os seus filhos, porque Deus cumpre o que pro¬mete e conclui o que começou: " Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até o dia de Cristo Jesus" (FI 1.6). E não menos fiel é Jesus "a fiel testemunha" (Ap. 1.5), "o Amém, a testemunha fiel e verdadeira" (Ap 3.14).

Na revelação de Cristo como o vencedor da besta e do falso profeta, lhe são dados os nomes de "Fiel" e "Verdadeiro" (Ap 19.11). Há três coisas que precisamos notar na fidelidade de Deus:
1. Deus é fiel consigo mesmo. Ele não age hoje segundo um princípio e amanhã segun¬do outro princípio. Ele nunca muda. "Se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira ne¬nhuma pode negar-se a si mesmo"(lI Tm 2.13). A grande afirmação deste texto é: por mais infiéis que os homens sejam, o amor divino continuará inalterável. Em Romanos 3.3, a Palavra afirma que a infidelidade dos homens serve apenas para destacar a fidelidade de Deus. A infide¬lidade dos homens jamais altera a Sua fidelidade nem ilustra o Seu propósito. A fidelidade de Deus é sua veracidade. Ele declarou sobre a promessa que fez a Daví: "Mas jamais retirarei dele a minha bondade, nem desmentirei a minha fidelidade. Não violarei a minha aliança, nem modificarei a que os meus lábios proferiram. Uma vez jurei por minha santidade (e serei eu falso a Davi?)" (SI 89.33-35);

2. Deus é fiel no sentido de ser fiel à sua palavra. Ele é verdadeiro quando fala. Quan¬do o Senhor faz uma promessa, podemos ficar certos de que a cumprirá integralmente. Josué declara esta verdade ao dizer:"Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o Senhor falara à casa de lsrael: Tudo se cumpriu"(Js 21.45). O cântico do salmista é: "Pois a tua misericórdia se eleva até os céus, e a tua fidelidade até as nuvens" (SI 57.10); "...de gera¬ção em geração é a sua fidelidade" (SI 100.5); "Fiéis são todos os teus preceitos" (SI 111. 7); "O Senhor é fiel em todas as suas palavras" (145.13).

3.  Deus é fiel para com o seu povo. Inumeráveis são os textos que narram a fidelida¬de que o Senhor teve para com o povo de Israel em toda a sua história. Hebreus estende à igre¬ja uma das promessas do Antigo Testamento: "De maneira nenhuma te deixarei, nunca jamais te abandonarei" (Hb 13.5). Por Deus ser fiel, a igreja pode descansar nele. "Aquele que come¬çou boa obra em vós há de completá-la até o dia de Cristo Jesus" (FI. 1.6). Assim como Ele é fiel para com seu povo, espera que seu povo o seja para com Ele. Nós que compomos o povo de Deus, devemos estar atentos ao que a Palavra diz: "O que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel" (I Co 4.2).

É bom notar esta palavra "despenseiros", o vo¬cábulo grego designa um mordomo encarregado de administrar a propriedade do seu senhor. Seu trabalho não era, rigorosamente, supervisionado; por esta razão, o primeiro fator exigido dele era ser digno de confiança. Ele precisava cumprir as ordens de seu senhor, cuidar do servi¬ço e prestar contas diretamente a ele. Assim, também nós somos despenseiros na "casa de Deus". A Ele, um dia, devemos prestar conta de toda a administração daquilo que nos confiou. Pedro adverte: "Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como fiéis des¬penseiros da multiforme graça de Deus" (I Pe 1.20).

Este é um princípio muito importante pa¬ra todos os filhos de Deus: Ser fiel! Jesus, em sua parábola, elogiou o servo fiel: "Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei: entra no gozo do teu senhor" (Mt 25.21). Compreendo, meus irmãos, que nós precisamos ser fiéis, em especial, a todas as virtudes que formam o "fruto do Espírito " em nós. O Espírito Santo não nos dá estes recur¬sos apenas para nos tomar mais formosos perante os outros. Dá-nos para que os expressemos no viver prático de cada dia, em beneficio de todas as pessoas, visando a glória de nosso Pai Celeste. Sempre que formos fiéis estaremos habilitados para entrar "no gozo...do Senhor" Há uma gloriosa promessa: "Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida" (Ap 2.10) - Erasmo Ungaretti

Senhor, hoje eu te peço perdão pelas minhas falhas e infidelidade à tua palavra e às tuas promessas na minha vida. Quantas vezes quis fazer a minha vontade e esqueci que Tu está no controle; me perdoe e lave o meu coração de tudo que não agrada a Ti. Pois mesmo que eu não mereça Tu permaneces fiel e teu amor é incondicional; pois Tu é o mesmo ontem, hoje e sempre!
Senhor que hoje seja um dia de renovação e restauração, que eu seja fiel a Ti, ao teu amor, à tua palavra, às tuas ordenanças e a todas as promessas que saírem da minha boca. Que a cada dia eu possa dar o testemunho da tua obra sendo cumprida em minha vida. Eis-me, aqui e rompendo em fé diariamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário