quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Propósito 21 dias de Renovação da Mente em Deus! 19º dia - Restaurando a saúde plena


"Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado." 2 Reis 5:10

Naamã, homem forte, grande general, cheio de autoridade diante dos homens, respeitado e um comandante de todas as tropas do exército Sírio. Um homem cheio de poder e de estratégias para o combate; mas quando este homem chegava em casa e retirava sua capa, suas patentes, sua farda,....ele percebia que seu corpo estava se deteriorando, por baixo da farda, seu corpo cheirava mal. Com certeza este fato deveria incomodá-lo e torturá-lo; pois os leprosos naquela época eram retirados da civilização e ficam à parte de tudo.
Imaginem a situação deste grande comandante, um homem respeitado; mas por dentro estava apodrecendo, estava cheirando mal e precisava de uma cura!

"E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra." 2 Reis 5:3

E dentro da própria casa de Naamã, sua serva, uma jovem menina, mas temente a Deus, deu uma simples orientação à sua Senhora; para que Naamã fosse até o profeta para receber a cura.

E Naamã diante daquela semente lançada pela sua serva, recebeu-a em seu coração e seguiu suas orientações. Vejam que coisa magnífica, o grande general, seguindo as orientações de uma serva! Muitas vezes Deus vai usar pessoas, sem patentes, sem diplomas, sem posses; mas com autoridade, com unção e sabedoria para nos levar à fonte de águas vivas!

"Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado." 2 Reis 5:10

Diante da simplicidade das orientações, Naamã, o grande general, se sentiu humilhado e não quis fazer o que o profeta tinha prescrito; até pq o profeta não o recebeu, mandou um mensageiro. Pois quem faz a cura e a obra é Deus, o profeta é apenas instrumento do Senhor. Não devemos esperar o milagre do profeta, mas sim do Espírito Santo!

"Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, por-se-á em pé, invocará o nome do SENHOR seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso." 2 Reis 5:11

"É preciso humildade e resignação para recebermos a cura. Pois um homem acostumado a dar ordens, a ser altivo e a comandar exércitos numerosos; não iria se submeter a apenas 7 mergulhos no Jordão.

E realmente, para se aproximar de Deus, muitas vezes é preciso trilhar pelo difícil caminho da descida e humilhação. Se Naamã não deixasse o seu orgulho, a sua autopercepção de altivez, ele não teria alcançado a misericórdia.

Mas, ele abre mão de tudo o que era, e passa a cumprir o mandamento divino, se submetendo ao batismo da humildade e do quebrantamento, que por sete vezes simbolizava virtudes espirituais que devem estar presentes na vida daqueles que desejam passar pelas águas da purificação e do Espírito de Deus.

Nos Sete Mergulhos de Naamã:

* O primeiro era o mergulho do amor, pois o amor é humilde e tudo suporta, tudo crê;
* O segundo era o mergulho que traz um profundo gozo que se manifesta no coração daqueles que tem o prazer de cumprir os mandamentos de Deus;
* O terceiro mergulho trouxe a paz e a serenidade, pois Naamã sabia que estava debaixo da vontade e da proteção divina;
* O quarto era o mergulho que exercitava a longanimidade e a benignidade, alimentados com esperança, produzida pela provação dos sete batismos nas águas do Jordão;
* O quinto mergulho falava da bondade divina, que não cobrava nada para fazer o bem, antes tudo operava por graça e pela graça;
* O sexto era o mergulho da fé. A fé que foi necessária para se chegar até aqui, a fé de que com apenas mais um mergulho a benção de Deus se manifestaria;
* O sétimo mergulho era o da mansidão e da temperança que foram produzidas após a provação que despertou a esperança, que levou à fé, que trouxe a materialização da cura da lepra de Naamã.

"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança." Gálatas 5:22
E estas virtudes espirituais, juntamente com a obediência à palavra de Deus, performaram um lindo milagre, Naamã foi limpo e restaurado, pôde reconhecer que não há outro Deus como o Deus de Israel. (by Rude Cruz)

Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado." 2 Reis 5:14

Senhor, restaura-nos e cura-nos, de todas mazelas do nosso corpo, tire tudo que possa trazer mal cheiro, desgosto, tudo que não pertence a Ti, no nosso corpo físico e espiritual. Para que os frutos do Espírito sejam manifestos em nossas vidas, sobre as nossas vidas e através de nossas vidas. Para que possamos ter humildade e obediência, a fim de nos submetermos a tua vontade; que é sempre boa, agradável e perfeita!
Em nome de Jesus. Amém!

Eis-me aqui, e rompendo em fé rumo à uma mente renovada!

A Cura!

http://www.youtube.com/watch?v=CGz7DWiUMGU

Um comentário: