segunda-feira, 6 de agosto de 2012

40 dias de Jejum e Oração - 36º dia - Deus nos Conduzirá ao Deserto


36º dia - Deus nos Conduzirá ao Deserto

"Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.
Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam
Mateus 4:1-11"


No começo do ministério de Jesus, logo depois que Ele foi batizado por João Batista, o Espírito de Deus o levou ao deserto. Essa foi a sua primeira experiência. O texto diz que foi o próprio Espírito de Deus quem o conduziu. Mas, por que Jesus foi levado ao deserto por Deus? Qual o propósito? Para ser tentado pelo diabo!
Deserto é lugar difícil. O povo de Israel também passou por um deserto. Mas quem levou o povo de Israel ao deserto? Deus! Então, é preciso passar pelo deserto.
Mas deserto não é lugar de permanência, mas de passagem. É lugar para desenvolver a maturidade física, emocional e espiritual. O significado de deserto é: "região geralmente árida (estéril, seco) e despovoada; abandonado; solitário". No deserto somos tentados a desanimar, a murmurar e até a desistir de viver. Mas Jesus venceu todas as tentações no deserto! E nós também podemos vencer.
Vejamos onde Jesus foi tentado e como venceu essas tentações.

No corpo - Físico vs. 2,3
No tempo que Jesus ficou no deserto Ele jejuou, se absteve de comer. E jejuar é algo que fazemos com esforço. Deixamos de alimentar o corpo para alimentar o espírito. Jesus passou 40 dias e 40 noites sem comer nada, só na presença de Deus. O povo de Israel passou 40 anos no deserto e quem provia o alimento era Deus e não eles. Deus estava querendo ensinar aos seus filhos (o povo de Israel) a depender dele! E Jesus dependia de Deus. Foi para o deserto na dependência do Pai. Mas Jesus teve fome. Estava fraco fisicamente. E o inimigo atacou. O diabo sempre ataca nossas fraquezas e em momento de fragilidade (v.3). Aquilo em que somos vulneráveis. Jesus poderia fazer aquilo? Sim, mas ele não é mágico! Ele não tinha autorização do Pai para fazer aquilo! Ele estava na dependência de Deus e quem providênciaria o alimento seria Deus, não Ele! Jesus entendia o propósito de Deus! Nós precisamos entender o propósito de Deus quando estamos no deserto. Jesus respondeu ao diabo: "Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus" (v.4). Isso significa que quem sustenta não é a comida física, mas a direção de Deus! Mais do que comer, Jesus queria fazer a vontade de Deus! Precisamos fazer a vontade de Deus, vencendo a tentação no corpo físico.

Na alma - Emoções vs. 5,6
O inimigo pressionou as emoções de Jesus. Ele o levou para o pináculo do Templo e sugeriu que Ele se jogasse lá de cima, para se matar. Uma pessoa quando tenta o suicídio é porque está sofrendo uma opressão maligna, uma perturbação na mente. Muitos até dizem ouvir vozes. A área emocional é, de fato, muito atacada pelo inimigo. A mente é o nosso maior campo de batalha. Por quê? É onde o inimigo infiltra pensamentos de derrota, que, se aceitamos, acabamos fazendo o que ele quer. Tem um ditado que diz: "mente vazia, oficina de satanás".  É onde o inimigo trabalha! Por isso, temos que encher a mente e o coração da Palavra de Deus! Jesus venceu as tentações usando a palavra de Deus!
O inimigo, querendo ser esperto, citou a Escritura Sagrada. Mas ele falou um texto fora de contexto. Foi o Salmo 91.11-12, que fala do homem que teme e confia no Senhor. O inimigo conhece a palavra, mas sempre vai usá-la para confundir. Às vezes nos deparamos com pessoas que "aparentam conhecer" a palavra e a citam de forma distorcida. Precisamos conhecer bem a palavra de Deus! Jesus respondeu ao inimigo: "Também está escrito: Não tentarás ao Senhor teu Deus". Jesus é Deus até do diabo! Aliás, a Palavra afirma que todo poder foi dado a Jesus (Mt. 28:18), isso significa que o inimigo não tem poder nenhum sobre o teu corpo, tua mente ou teu espírito!

No espírito - onde nos relacionamos com Deus vs.8-11
O inimigo ofereceu algo mais fácil para Jesus do que o Pai lhe tinha proposto. Deus ofereceu para Jesus a cruz. O diabo ofereceu os reinos do mundo e a glória deles. Mas o que Jesus teria que fazer para ter os reinos e a glória do mundo? Teria que se prostrar e adorar ao diabo! Ele teria que negar o Pai, o Seu Deus, a Sua Missão. E se Jesus aceitasse a proposta do inimigo, estaria se tornando impuro, pecador e rompendo com a possibilidade de salvação para a humanidade. Mas Ele não deu ouvidos à tentação! A proposta do inimigo, que é o pecado, não o seduziu! As propostas do inimigo são aparentemente grandiosas, lindas, deslumbrantes, mas não passam de fachada. É só aparência! O inimigo quer mudar o foco da nossa adoração e nos tirar da presença do Senhor. Mas precisamos repreendê-lo, como fez Jesus: "Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, Adorarás, e só a ele darás culto". A nossa adoração deve ser inegociável, somente para o Senhor!

Conclusão
Jesus passou momentos difíceis no deserto, mas jamais tirou os olhos de Deus. A Bíblia diz que Jesus foi tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecar (Hb 4.15). Aqui temos o exemplo dos níveis de tentação: no corpo, na alma e no espírito. Assim nós também somos tentados, em todo o nosso ser.
Aprendemos que Jesus passou pelo deserto, mas venceu as tentações e teve um lindo e poderoso ministério. E quanto a nós, você e eu?
Saiba que deserto não é lugar de permanência, mas de passagem. O tempo que ele vai durar depende somente de nós, de onde estão fixos os nossos olhos. Se nos problemas (sol, escassez, solidão etc) não venceremos as tentações.
Mas, se estão no Senhor, na Sua Palavra, venceremos e logo sairemos dele! - Pra Silvia Sales Marinho, líder da MCN.

Sempre que estivermos num grande propósito o inimigo também estará lá, afinal ele deseja que desistamos, que o desânimo se instale e mine as nossas forças; para que ele seja vitorioso; mas Deus que nos colocou à prova, sabe que somos capazes de suportar cada adversidade, afinal Ele não envia um fardo maior do que possamos carregar. Nosso propósito está chegando ao fim, sei que vocês estão sendo tentadas e uma grande fúria se levanta, mas é preciso seguir em frente e se apegar às palavras de vitória que o Senhor nos dá. Eu mesma tenho enfrentando grandes desafios nestes 40 dias, mas sei que o Senhor é comigo, que ele me fortalece e que vai me dar direção em todos os momentos. E quando nos aproximamos do final, estamos próximas da grande bênção, da vitória e aí o inimigo vem com tudo, com suas setas e dardos para nos atingir ou até mesmo a nossa família. Estou de casa nova, me mudei na quinta e no sábado e ontem(domingo), várias coisas aconteceram, mas sei que Deus está no controle. Segue o meu testemunho: O chuveiro novinho que compramos e de uma boa marca, está vazando de todos os lados; compramos nos sábado um purificador de água e na hora de instalar, tb vazava  por todos os lados....a mangueira de dentro estava quebrada e precisa do técnico para trocar. Tb comprei uma linda plantinha para ornamentar meu novo apto, em menos de 24 horas ela secou todinha...um terror! A coleira de um dos cachorros sumiu, sem explicação e ontem após louvar e glorificar ao Senhor no culto, quando entrei no meu carro para voltar para casa, o volante travou e a chave não girava nem para um lado nem para outro, tive que chamar o reboque e hoje vou levar à concessionária, com outro reboque. Nunca vi isto na minha vida, dirijo há mais de 15 anos e jamais pensei em passar por isto; mas em tudo dou graças e sei que Deus está no controle. Afinal o ladrão veio para matar, roubar e destruir os nossos sonhos, a nossa vida, nossos propósitos... 1 Pedro 5:8 “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, rugindo como leão, buscando a quem possa tragar;” Por isto é importante estarmos vigiando, orando e nos revestindo com toda a armadura de Deus. Afinal com Ele podemos todas as coisas e seremos mais que vitoriosas.

Senhor, obrigada pelas provações e desafios, que me são apresentados diariamente; pois eles me fortalecem e me fazem confiar cada vez mais em Ti. São grandes oportunidades de exercitar a paciência, a disciplina e o amor à Ti; que Tua mão seja comigo, sempre! Sei que como Jesus venceu o inimigo no jejum de 40 dias, também vencerei; pois minha mente e coração são cativos a Ti. Eis-me, aqui e rompendo em fé diariamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário