domingo, 26 de fevereiro de 2012

FRACASSADA, EU?


Nesta última semana fiquei pensando muito sobre a palavra “fracasso”, que nos leva ao fundo do poço, mina nossa autoconfiança, auto-estima e gera culpa e um ciclo negativo sem precedentes.
Vejo que na verdade o fracasso é gerado pela falta de um planejamento adequado ao nosso perfil, ritmo biológico e estilo de vida. Todo projeto deve ser baseado nisto e muitas vezes baseamos nossos objetivos na vida das outras pessoas. Uma coisa é olhar o que a outra pessoa fez e nos inspirarmos e termos um parâmetro de que é possível; outra coisa é querer fazer exatamente o que a outra pessoa fez, sem levar em conta a nossa vida, nosso funcionamento.
Nunca devemos nos comparar com outras pessoas, mas sim usar o sucesso do outro para nos inspirarmos. Com isto devemos fazer um planejamento real, conforme o nosso ritmo e estilo de vida; com parâmetros fidedignos ao que realmente somos capazes de alcançar.
Quando baseio o meu planejamento na vida de outra pessoa, sem analisar o meu funcionamento; isto vai gerar uma crise e conseqüentemente o não cumprimento das metas e objetivos. Aí vem o sentimento de postergação, de procrastinação e finalmente de fracasso; porque coloquei uma meta muito alta e não fui capaz de cumprir aquilo que almejei. A falta de realização vem da falta de comprometimento, de ação, de entusiasmo e do medo, gerando a paralisação.
Este é o pior sentimento, colocar objetivos inalcançáveis e que vão nos levar ao fundo do poço, gerando um ciclo negativo de frustração e derrota. Este ciclo se repete e poderá nos levar a um quadro patológico de depressão.

O combate é conhecer o meu funcionamento, colocar uma meta com prazo(data), mas que seja alcançável e diariamente fazer o necessário para avançar rumo ao objetivo. O ritmo deve ser constante e freqüente; desta forma todos os dias teremos subido pequenos degraus, que no final do prazo determinado, será uma grande escadaria.
Desta maneira o fracasso só existirá a partir do momento que eu deixo de fazer algo para mim e faço pensando em outra pessoa; por isto é muito importante nos conhecermos e alicerçarmos nosso alvo na fé diariamente; pois nossa força motriz vem de Deus; é Ele quem nos fortalece rumo aos desafios, provações e vitórias que alcançaremos. Temos um potencial incrível, todas nós podemos tudo! Afinal temos a palavra que nos diz “Posso todas as coisas naquele que me fortalece.” : Filipenses 4:13
Deus nos fez com talentos e habilidades, cada uma com um estilo próprio; mas com um potencial incrível para impactar o nosso mundo e as pessoas ao nosso redor.
Temos o tamanho e a potência de uma carreta, mas o nosso motor e combustível vem de Deus;  é Ele quem nos dá a força para sairmos do lugar e alcançarmos o topo de nossos objetivos. Uma carreta sem motor, não tem funcionalidade! Pense nisto!

Quando eu coloco uma meta e ajo diariamente para alcançar o objetivo, estou desenvolvendo meu potencial e a cada dia fico feliz por ter cumprido o cronograma e no final do período estabelecido alcanço a vitória e isto gera mais felicidade, mais confiança, mais motivação e mais vontade de seguir em frente; este é o ciclo positivo do sucesso.

Outra situação é quando não alcanço o objetivo, mas chego próximo, isto gera a sensação de que preciso me preparar melhor; que é totalmente diferente do fracasso ou derrota. Afinal eu avancei, desenvolvi habilidades, mas preciso de um pouco mais de maturidade para alcançar a vitória.  Neste caso o recomeço é mais tranqüilo, afinal já conheço a estrada; só preciso me calçar de mais conhecimento e preparo para vibrar com o sucesso; que será uma questão de um pouco mais de tempo!

Quando prestei vestibular,  a primeira vez estudei pouco e conseqüentemente fiquei longe de passar na primeira etapa. Na segunda vez, fiz um plano de estudo e me dispus a estudar e aprender diariamente, afinal tinha vindo da escola pública e minha base era fraca; eu precisava fortalecer os fundamentos. Com isto passei na primeira etapa, mas na segunda etapa não. Era preciso ir para a 3ª tentativa; mas desta vez com um plano mais reforçado; eu estudava à noite no cursinho e o dia todo em casa; pois eu precisava vencer! E venci! Passei nas duas etapas e com um resultado fantástico, pois a UFMG tem 1 vestibular e 2 entradas, eu entrei na primeira turma de 93, o gosto da vitória foi mágico! Se eu tivesse desistido, jamais teria conseguido!

O segredo é nunca desistir, afinal se Deus colocou no nosso coração um sonho, é porque somos capazes de alcançá-lo. Por isto devemos injetar combustível, leitura da bíblia, diariamente no motor da nossa carreta. Isto fortalecerá a nossa fé e nos dará visão para seguir em frente. A minha vida é recheada de acontecimentos, de altos e baixos! Um verdadeiro laboratório da vontade de Deus, a diferença é que Ele manda a missão e eu digo: "Eis-me aqui!
Esta palavra sempre me mantém firme olhando para o objetivo e não para as circunstâncias: “Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.” Josué 1:9

Espero que possa te ajudar a estabelecer um objetivo conforme o seu potencial e que você diariamente faça duas perguntas:
  • Ø Ao acordar: O que vou fazer hoje, que vai me aproximar do meu sonho?
  • Ø Antes de deitar: O que eu fiz hoje, que me aproximou do meu sonho?
Um passo por vez e você terá trilhado uma longa estrada!


Um beijo e que Deus te abençoe e consolide as obras das tuas mãos!

Isolda Rodrigues

2 comentários:

  1. Isolda querida!! Você nao me conhece..e eu já te admirava tanto..com essas palavras creio que você é um anjo de Deus aqui na terra! Você nem imagina quantas vidas tem mudado com seu testemunho de vida e agora com essas palavras...que Deus te abençoe sempre e te proteja todos os dias de sua vida! Saúde a vc mulher virtuosa!! Um forte abraço, que um dia eu darei pessoalmente em algum momento Mary Kay!!
    Silvia Fandinho

    ResponderExcluir
  2. Isolda Maravilhosa!! Parabéns pela sua garra, força e testemunho!

    Você fortalece sempre, com as tuas palavras, os meus objetivos.

    Quero te ver Naciaonal e não tenho duvidas de que serás, por que nós merecemos você lá!

    Também te darei um abraço pessoalmente, quando tiver a oportunidade!

    Solange Ferreira de Souza!

    ResponderExcluir