quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Desapego e desprendimento para uma vida plena!

Hoje quero falar sobre o grande desafio de exercitar o desapego; afinal como fazer isto? Como não ficarmos apegados aos objetos, as roupas, às moradias, às pessoas....
Acredito que o ser humano carrega na sua essência uma capacitade de adaptabilidade incrível, só que muitos esquecem de olhar pra frente e permanecem com suas raízes fixadas no passado. Isto porque o novo amedronta e é mais fácil olhar para trás do que se aventurar em dar passos meio cambaleantes rumo a uma nova oportunidade.
Mas ainda bem que a vida é dinâmica, ela mesma nos permite exercitar esta grande habilidade; mas tem momentos que insistimos e teimamos com a rigidez do passado e queremos manter tudo como estava antes; mas é impossível! Somente dentro de nossas cabeças isto se torna possível, por que o novo vem e aí nos tornaremos rabujentos, chatos e rigídos (tem uma amiga, Sandra Pavan, que diz que a rigidez é característica do morto...ui.ui,ui); ou nos tormamos flexíveis e vamos nos adaptando aos novos formatos que a roda da vida nos proporciona.....ou morremos em vida!
Desde pequena aprendi que ser rígida não é bom, principalmente para mim mesma; afinal serei a pessoa que mais vai sofrer com esta decisão de não seguir em frente.  E entre perdas, mudanças, ataques de rebeldia....resolvi aceitar que é mais fácil receber o momento que Deus me oferece como uma dádiva; afinal Ele é meu Pai e sabe melhor do que ninguém o que preciso naquela hora. 
E assim foi....vestibular, namoros, faculdade, casamento, mudanças de casa e de cidade....
Teve um grande acontecimento no início da minha fase adulta que foi um grande divisor e aprendizado....estava com apenas 23 anos e com meu coração em festa para o primeiro casamento(naquela época imaginava que seria o único), resolvi junto com o noivo reformar um apartamento que era da família, tinha uma boa localização, um tamanho fantástico e ainda uma cobertura linda....era em Belo Horizonte. E faltando apenas 2 meses antes do casamento, o apto já estava pronto, pintado e com todas as louças e acabamento trocado....estava um mimo! Nossa mobília já estava lá, apenas esperando o grande dia! Quando....num sábado pela manhã indo ao Minas shopping verificar o projeto da cozinha, aí....vi uma fumacinha no ar lá pelas bandas do apto....então fomos ver o que estava acontecendo e chegando lá.....a grande decepção, a grande impotência frente a uma cortina de fumaça e línguas de labaredas comendo tudo que vinha pela frente e o barulho de grades explosões; não eram fogos de artifícios; eram latas de tintas e afins que estavam explodindo! Na parte de baixo do pequeno prédio antigo, havia uma loja de tintas. Meu coração ficou a mil e a sensação de impotência de olhar aquilo tudo e não poder fazer nada; aliás eu pudia e fiz, orei muito pedi a Deus que não permitisse que a parte do meu apto fosse consumida por todo aquele fogo, para que eu pudesse resgatar pelos menos meus móveis e eletrodomésticos.
E entre cirenes, jatos de água, desmaios, corre-corre, multidão de jornalistas, câmeras de tv e horas de agonia, finalmente aquele fogo foi dominado. No outro dia, conseguimos entrar no que sobrou do prédio, metade caiu e metade ficou de pé, o meu apto ficou de pé, porém todo preto de fumaça, com rachaduras enormes nas paredes , marar ali...  impossível; o sonho tinha acabado! Mas consegui salvar meus móveis e agradeço a Deus por isto.
O que fazer? Mantivemos a data do casamento e fui procurar outro apto para alugar, achei um pequeno, totalmente diferente de tudo que eu tinha sonhado....mas fomos lá, afinal é pra frente que se anda e ali naquele novo espaço começamos uma nova vida. Afinal não adiantava olhar para trás e reclamar! Adiantava murmurar? 
Não ia resolver nada, afinal as coisas não mudariam e aquela situação também não; mas eu podia mudar minha forma de ver a vida, minhas atitudes....isto estava sob o meu controle e assim foi,  aprendi a ser feliz com o que tinha, com o que Deus estava me proporcionando e cresci muito como pessoa . E nada acontece por acaso, devemos aprender com cada oportunidade....afinal somente nosso querido Pai sabe o dia de amanhã. Infelizmente o casamento não foi pra frente....por vários motivos, mas este tópico merece uma postagem à parte, aguardem!
E mais uma vez tudo que experimentei naquela época me ensinou muito, pois hoje estou vivenciando uma experiência de desprendimento total.
Meus sonhos em janeiro/11: 

  • Construir uma casa maravilhosa num condomínio fechado, esta casa foi projetada e faltava apenas começar a construir(6 suítes, sala, copa, cozinha, lavanderia, dispensa, piscina, área para churrasqueira.....o projeto ficou magnifíco eram 400m2 de área construída;
  • Trabalhar de forma intensa para construir a ponte que me levaria a galgar o último degrau da carrira Mary Kay e também construir a casa dos sonhos!!!
  • Programar a minha gravidez que seria para o 2º semestre 2011
  • E tantos outros.....
Mas Deus que sabe de todas as coisas e me fez reprogramar minha vida e planos, e assim ficou:
  • O projeto da casa congelado, chegamos à conclusão que hoje nosso apto numa área central de Goiânia é a melhor opção para nossa vida; ali resolvo tudo com apenas 15 minutos de carro para qualquer lugar, sem trânsito.
  • Deixei de trabalhar de forma intensa e minha prioridade hoje é minha família, tenho trabalhado conforme as possibilidades. Menos tempo de trabalho, mais qualidade e resultados incríveis! Nem sempre mais é o melhor!
  • A gravidez foi adiada para 2012
  • E os outros planos também foram readaptados....
Tudo isto aconteceu depois da descoberta de um Linfoma de alta agressividade no estômago do meu marido em maio/11, em poucas horas vi minha vida dar uma volta de 180º; tudo mudou! No início achei que ia surtar, mas busquei na Bíblia e em Jesus o conforto para este momento delicado. A minha fé é renovada diariamente e mais uma vez o desprendimento se fazia necessário; desprendimento dos sonhos, dos projetos, da minha casa, dos meus animais, da minha mãe, das minhas amigas.....e comecei a viver dentro de um hospital em São Paulo; eu me internei com ele. Aprendi a viver um dia por vez, a agradecer diariamente por tudo e principalmente pela saúde e a olhar para o futuro como uma grande oportunidade, mas sem ansiedade. O passado como sempre...ficando lá, não esquecido; mas lembrado com orgulho para me fortalecer a seguir em frente; sendo usado como suporte para o meu hoje e para o  futuro.
Uma coisa importante para seguir em frente é o auto perdão, você sabe fazer isto?
Depois vou contar num tópico à parte o grande aprendizado nestes 3 meses, pós câncer. Que Aprendizado! E agradeço a Deus por tudo!

A mensagem que deixo para você é: não importa a ocasião e o ocorrido, o fato é que sempre precisamos usar o desprendimento para permitir que o novo venha, mesmo não sendo naquele momento o que desejamos para nossas vidas.....mas se o coração estiver aberto, te garanto que a experiência será fantástica e cheia de crescimento. Sua  fé será fortalecida mas para isto é necessário diariamente, beba da fonte: que é a Bíblia, você vai se surpreender!

E você sabe ter o desprendimento necessário para enfrentar um grande desafio?

Afinal: "Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena" Fernando Pessoa

Bjs e tenha um dia fantástico!





Um comentário:

  1. Isolda, nossa é perceptivel a ação de Deus em ti irmã!!!!Suas lutas tem feito de você uma biblioteca da "Sabedoria de Deus"! É maravilhoso e muito ungido ler seus testemunhos, ensinamentos e palavras. Isto é que o Senhor quer de nós, viver cada dia e partilhar com os irmãos nossas vitórias! Com certeza o propósito do Senhor para você e sua família está acontecendo a cada dia! Tens tocado muito meu coração! Deus está contigo e com sua família!!!!Amém!

    ResponderExcluir