sábado, 17 de setembro de 2011

Endometriose uma doença do corpo e da alma

Olá! Você já ouviu falar da endometriose? Sabe o que significa? Então vamos lá!
"Acometendo cerca de 10% das mulheres em todo o Mundo e diminuindo substancialmente sua qualidade de vida, uma vez que a dor pélvica é freqüente e muitas vezes incapacitante até para as tarefas mais simples, ela é considerada uma doença importante sendo inclusive objeto da realização de congressos mundiais. É a chamada doença da mulher moderna, que se vê obrigada a executar inúmeros papéis ao mesmo tempo, o que acarreta um significativo desgaste físico e espiritual." Este site poderá ajudá-la a conhecer melhor esta doença: http://www.endometriose.com.br/
Pois então....em set/2009 após alguns anos tomando anticoncepcional, resolvi interromper, porque desejava engravidar e pela primeira vez senti cólicas terríveis e uma dor insuportável, inclusive quando eu andava. Só de apoiar o pé no chão era motivo para me contorcer e andar com dificuldade. Fui à ginecologista e após alguns exames e o ultra-som endovaginal, diagnosticou-se uma suspeita de DIP - doença inflamatória pélvica - fiz o tratamento com a medicação prescrita e após alguns meses a dor voltou pior. 
Cada período menstrual era um suplício, dores para urinar, cólicas...enfim comecei a tomar vários analgésicos para aliviar os sintomas e resolvi voltar à médica. O único exame para dar o diagnóstico de endometriose é a videolaparocospia, uma pequena cirurgia que também é utilizada para tratar o problema. 
A dor era tanta que eu queria me ver livre daquilo, e após uma boa conversa com a médica, agendei a vídeo, mas o equipamento do hospital deu problemas e tivemos que adiar, depois eu viajei e entres idas e vindas... em julho/10 resolvi dar um basta naquela situação. Porém tive pouca sabedoria na época, hoje vejo isto; porque para conseguir a autorização da cirurgia pelo convênio, fui lá 5 vezes no mesmo dia,... esqueci de pedir a Deus se era da vontade dele; afinal temos o livre arbítrio....lá fui eu para o hospital e foi realizado o procedimento. Uma pequena cirurgia com 3 incisões na pelve, aparentemente simples, mas como todo processo cirúrgico exigiu todos os cuidados pós operatórios. E após alguns dias a tão aguardada primeira menstruação pós vídeo veio........ foi um terror, a dor era insuportável, pior do que antes! Pensei: e agora? O que fazer?
Agendei outra consulta e a resposta foi...."a endometriose é assim mesmo, a única cura é engravidando".
Então resolvi que deveria engravidar, afinal este já era o meu propósito quando parei o anticoncepcional; então fazia tabela para saber o dia fértil, após a relação colocava as pernas para cima, tomei uma garrafada infalível.....e nada; mês após mês o dia da "monstra" era realmente monstruoso; cada vez pior. Comecei a fazer visitas frequentes ao hospital para acalmar a dor com injetáveis.....e tomava também um analgésico controlado; cheguei a tomar 20 comprimidos por dia, uma loucura!
No reveillon de 2011 fui para Fortaleza e para me presentear.....lá estava a "monstra" chegando em pleno dia 30...ninguém merece! Não sabia o que era pior: se era a dor de não ter engravidado, afinal era o meu sonho de ser mãe que a cada mês era adiado ou se era a tormenta de uma dor insuportável. E para não ter que ir ao hospital em pleno reveillon me dopei de comprimidos, fiquei literalmente anestesiada. Comemorei com o meu marido, os filhos dele e grandes amigas de trabalho: Elizabeth Sena, Ana de Sena  e Nara Melo; fiquei tão anestesiada que mal curti aquela festança toda; um lugar lindo, lindo!
Quando retornei para Gyn decidi dar um basta naquilo, mas precisava de uma indicação de outro profissional, queria alguém que realmente me ajudasse a resolver a situação e com mais sabedoria comecei a buscar orientação de Deus. 
No final de janeiro mudamos do nosso apto para uma casa, então fiquei envolvida com a mudança, afinal precisava colocar a casa em ordem e não tinha uma indicação de um outro médico, ainda.
Final de fevereiro e início de março minha situação ficou insuportável, pois as dores que eram apenas no período menstrual resolveram se instalar de vez e passava as 24 horas do dia com dores de todas as formas, mal conseguia sair de casa. Acordava à noite e para não me contorcer na cama eu ia para o sofá, ali eu chorava, gemia, orava, rolava de um lado para outro.....até conseguir voltar para a cama.
No carnaval passei literalmente de repouso, nada de sair de casa, eram medicamentos e mais medicamentos para aliviar a dor; eu até ficava com vergonha de pedir na farmácia; porque eles entregavam na minha casa e para mim aquele consumo exagerado de analgésicos estava me envergonhando.
Não conseguia mais trabalhar, não conseguia sair de casa; pois a dor me levou para a cama; o pouco que saia era dopada; e ainda não tinha conseguido a indicação de um outro médico. Já estava ficando desesperada pois; tinha uma viagem de reconhecimento do meu trabalho, em abril para Madri e como viajar daquele jeito? Não tinha condições!
Humildemente orei e me entreguei a Deus, pedi pela minha saúde, nada, absolutamente nada naquele momento era mais importante do que ser curada daquele mal terrível e me desprendi de tudo, da viagem, do meu trabalho....enfim queria uma direção de Deus para a cura, não podia continuar com aquela vida de dor.
No início de março, durante uma forte crise, conversando com a Márcia, consultora da minha equipe, ela me perguntou se eu estava bem, resolvi me abrir; porque até então eu estava silenciosa quanto a este grande mal. E imediatamente ela me relatou que também tinha passado pelo problema e que ia me indicar o médico com quem fez tratamento. Liguei imediatamente e consegui uma consulta para o outro dia; tinha uma desistência em sua agenda concorridíssima. Nada de convênios, tudo particular; mas lá estava eu e Deus me direcionando!
Levei todos os meus exames e o laudo da cirurgia anterior.....e a pergunta dele foi?: quando você quer fazer a outra cirurgia? Eu disse: "o mais rápido possível, pois não aguento mais!"
Quando saí do consultório pedi para a secretária agendar a cirurgia para o próximo sábado, que era o dia que ele tinha me sugerido; aí ela riu e disse..."neste sábado impossível, pois ele já tem compromisso! Sente ali e já vou te falar que dia ele vai poder!" 
Sentei e orei, afinal precisava que Deus estivesse naquela situação. Passados alguns minutos ela voltou e disse, consegui para o sábado! Eu dei pulos de alegria, imaginem a minha cara de felicidade!!! Tinha uma senhora perto de mim e falou; "eu nunca vi alguém ficar feliz em agendar uma cirurgia!" Mas eu sabia porque eu estava feliz, afinal Deus estava na direção!
Uma semana depois eu estava na mesa de cirurgia, afinal a endometriose provoca várias aderências entre os órgãos e causa um grande impacto na região pélvica. Durante aquela cirurgia era necessário remover as aderências entre o útero e a bexiga(lembra-se das dores terríveis que eu tinha para urinar?) e todos os foco da endometriose, dar uma verdadeira faxina em toda a região. Como o útero e bexiga estavam literalmente "colados", na hora de cortar os órgãos acabou pegando uma artéria e tive uma grande hemorragia, mas como tudo estava sendo direcionado por Deus, em pouco tempo o médico conseguiu estancar o sangue, dar continuidade ao procedimento e colocar uma sonda na bexiga; uma vez que a mesma não poderia reter urina; afinal estava suturada.
Acordei da anestesia no quarto,  sem dor....ufa! Era a primeira vez após vários dias que não sentia mais dor, nossa que alívio!
Mas a batalha ainda não tinha acabado, no final do dia após a auxiliar de enfermagem ter esvaziado o coletor da sonda...passaram algumas horas....ela entrou no quarto novamente e perguntou: "Você não está urinando!?
Gelei! Imagina, recém operada, soro correndo na veia, já tinha tomado água....e cadê a urina? Ali estava começando meu pânico; imediatamente comecei a tremer de desespero....afinal sou formada em farmácia e sabia que aquele coletor deveria estar cheio de urina e se não estava....alguma coisa muito séria poderia estar acontecendo. 
Chama a enfermeira...olha a sonda, olha tudo....e nada. Liga para o médico.... e ele  pede para correr rápido mais de 1 litro de soro....e lá se foi....e nada. Nem uma gota de urina e eu ficando cada vez mais desesperada! Meu Deus, como assim? Me livrou da hemorragia e agora isto! Não acreditava!
Ligam novamente para o médico.... passa mais soro! Imaginem como eu estava!?
E cadê a urina? Nadica....então vamos chamar o urologista de plantão, olha daqui, olha dali e enfim descobre-se que a sonda estava bloqueada com um pequeno coágulo de sangue. Graças a Deus! Ufa! Meu corpo estava em frangalhos, de tanta tensão....naquele noite quase não dormi...ainda ficava vigiando o coletor, pois foram umas 5 horas de terror na minha vida, acho que nenhum filme deste gênero foi capaz de me proporcionar tamanha sensação.
No outro dia o meu médico passou e disse: "nossa a sua bexiga aguentou firme! Confesso que temi que ela não resistisse!" 
Mas Deus é Deus.....e mais uma vez via Sua mão poderosa na minha vida, afinal uma bexiga recém operada, cheia de pontos e retendo quase 2 litros de urina sem romper, só um milagre!
E assim foi, saí do hospital, fiquei 10 dias na parte de cima da minha casa, afinal não podia subir e nem descer escadas; sabia que seria temporário e resisti bravamente!
Lembram da viagem a Madri? No meu coração eu tinha desistido dela, tinha optado pela minha saúde.....mas a recuperação foi fantástica e meu médico me liberou para a viagem, com apenas 3 semanas de operada, lá estava eu em Madri, agradecendo a Deus por sua graça e misericórdia!
Bem....sei que hoje estou curada deste grande mal, aguardando minha gravidez e agradecendo a Deus por tudo.
Aprendi a ouvir a voz de Deus, a ser obediente, a conhecer a sua vontade em minha vida, a realmente colocá-lo em primeiro lugar.

Esta é uma doença terrível e muitas mulheres desconhecem que sofrem deste mal que pode causar depressão, baixa auto estima, problemas no casamento...enfim pode ser uma bomba na vida de uma pessoa. Caso você tenha estes sintomas ou conhece alguém que tem, converse com o médico!

É muito importante também o apoio da família e do marido, porque muitas vezes as pessoas desconhecem a gravidade da situação e acabam menosprezando os sintomas.

Graças a Deus tive o apoio e orações da minha mãe, do meu marido, da minha Pastora, das minhas amigas, da minha equipe....enfim tudo acabou bem!

Deixo este versículo para você meditar: "Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua Justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas" Mt 6-33"


Uma beijoca!



quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Desapego e desprendimento para uma vida plena!

Hoje quero falar sobre o grande desafio de exercitar o desapego; afinal como fazer isto? Como não ficarmos apegados aos objetos, as roupas, às moradias, às pessoas....
Acredito que o ser humano carrega na sua essência uma capacitade de adaptabilidade incrível, só que muitos esquecem de olhar pra frente e permanecem com suas raízes fixadas no passado. Isto porque o novo amedronta e é mais fácil olhar para trás do que se aventurar em dar passos meio cambaleantes rumo a uma nova oportunidade.
Mas ainda bem que a vida é dinâmica, ela mesma nos permite exercitar esta grande habilidade; mas tem momentos que insistimos e teimamos com a rigidez do passado e queremos manter tudo como estava antes; mas é impossível! Somente dentro de nossas cabeças isto se torna possível, por que o novo vem e aí nos tornaremos rabujentos, chatos e rigídos (tem uma amiga, Sandra Pavan, que diz que a rigidez é característica do morto...ui.ui,ui); ou nos tormamos flexíveis e vamos nos adaptando aos novos formatos que a roda da vida nos proporciona.....ou morremos em vida!
Desde pequena aprendi que ser rígida não é bom, principalmente para mim mesma; afinal serei a pessoa que mais vai sofrer com esta decisão de não seguir em frente.  E entre perdas, mudanças, ataques de rebeldia....resolvi aceitar que é mais fácil receber o momento que Deus me oferece como uma dádiva; afinal Ele é meu Pai e sabe melhor do que ninguém o que preciso naquela hora. 
E assim foi....vestibular, namoros, faculdade, casamento, mudanças de casa e de cidade....
Teve um grande acontecimento no início da minha fase adulta que foi um grande divisor e aprendizado....estava com apenas 23 anos e com meu coração em festa para o primeiro casamento(naquela época imaginava que seria o único), resolvi junto com o noivo reformar um apartamento que era da família, tinha uma boa localização, um tamanho fantástico e ainda uma cobertura linda....era em Belo Horizonte. E faltando apenas 2 meses antes do casamento, o apto já estava pronto, pintado e com todas as louças e acabamento trocado....estava um mimo! Nossa mobília já estava lá, apenas esperando o grande dia! Quando....num sábado pela manhã indo ao Minas shopping verificar o projeto da cozinha, aí....vi uma fumacinha no ar lá pelas bandas do apto....então fomos ver o que estava acontecendo e chegando lá.....a grande decepção, a grande impotência frente a uma cortina de fumaça e línguas de labaredas comendo tudo que vinha pela frente e o barulho de grades explosões; não eram fogos de artifícios; eram latas de tintas e afins que estavam explodindo! Na parte de baixo do pequeno prédio antigo, havia uma loja de tintas. Meu coração ficou a mil e a sensação de impotência de olhar aquilo tudo e não poder fazer nada; aliás eu pudia e fiz, orei muito pedi a Deus que não permitisse que a parte do meu apto fosse consumida por todo aquele fogo, para que eu pudesse resgatar pelos menos meus móveis e eletrodomésticos.
E entre cirenes, jatos de água, desmaios, corre-corre, multidão de jornalistas, câmeras de tv e horas de agonia, finalmente aquele fogo foi dominado. No outro dia, conseguimos entrar no que sobrou do prédio, metade caiu e metade ficou de pé, o meu apto ficou de pé, porém todo preto de fumaça, com rachaduras enormes nas paredes , marar ali...  impossível; o sonho tinha acabado! Mas consegui salvar meus móveis e agradeço a Deus por isto.
O que fazer? Mantivemos a data do casamento e fui procurar outro apto para alugar, achei um pequeno, totalmente diferente de tudo que eu tinha sonhado....mas fomos lá, afinal é pra frente que se anda e ali naquele novo espaço começamos uma nova vida. Afinal não adiantava olhar para trás e reclamar! Adiantava murmurar? 
Não ia resolver nada, afinal as coisas não mudariam e aquela situação também não; mas eu podia mudar minha forma de ver a vida, minhas atitudes....isto estava sob o meu controle e assim foi,  aprendi a ser feliz com o que tinha, com o que Deus estava me proporcionando e cresci muito como pessoa . E nada acontece por acaso, devemos aprender com cada oportunidade....afinal somente nosso querido Pai sabe o dia de amanhã. Infelizmente o casamento não foi pra frente....por vários motivos, mas este tópico merece uma postagem à parte, aguardem!
E mais uma vez tudo que experimentei naquela época me ensinou muito, pois hoje estou vivenciando uma experiência de desprendimento total.
Meus sonhos em janeiro/11: 

  • Construir uma casa maravilhosa num condomínio fechado, esta casa foi projetada e faltava apenas começar a construir(6 suítes, sala, copa, cozinha, lavanderia, dispensa, piscina, área para churrasqueira.....o projeto ficou magnifíco eram 400m2 de área construída;
  • Trabalhar de forma intensa para construir a ponte que me levaria a galgar o último degrau da carrira Mary Kay e também construir a casa dos sonhos!!!
  • Programar a minha gravidez que seria para o 2º semestre 2011
  • E tantos outros.....
Mas Deus que sabe de todas as coisas e me fez reprogramar minha vida e planos, e assim ficou:
  • O projeto da casa congelado, chegamos à conclusão que hoje nosso apto numa área central de Goiânia é a melhor opção para nossa vida; ali resolvo tudo com apenas 15 minutos de carro para qualquer lugar, sem trânsito.
  • Deixei de trabalhar de forma intensa e minha prioridade hoje é minha família, tenho trabalhado conforme as possibilidades. Menos tempo de trabalho, mais qualidade e resultados incríveis! Nem sempre mais é o melhor!
  • A gravidez foi adiada para 2012
  • E os outros planos também foram readaptados....
Tudo isto aconteceu depois da descoberta de um Linfoma de alta agressividade no estômago do meu marido em maio/11, em poucas horas vi minha vida dar uma volta de 180º; tudo mudou! No início achei que ia surtar, mas busquei na Bíblia e em Jesus o conforto para este momento delicado. A minha fé é renovada diariamente e mais uma vez o desprendimento se fazia necessário; desprendimento dos sonhos, dos projetos, da minha casa, dos meus animais, da minha mãe, das minhas amigas.....e comecei a viver dentro de um hospital em São Paulo; eu me internei com ele. Aprendi a viver um dia por vez, a agradecer diariamente por tudo e principalmente pela saúde e a olhar para o futuro como uma grande oportunidade, mas sem ansiedade. O passado como sempre...ficando lá, não esquecido; mas lembrado com orgulho para me fortalecer a seguir em frente; sendo usado como suporte para o meu hoje e para o  futuro.
Uma coisa importante para seguir em frente é o auto perdão, você sabe fazer isto?
Depois vou contar num tópico à parte o grande aprendizado nestes 3 meses, pós câncer. Que Aprendizado! E agradeço a Deus por tudo!

A mensagem que deixo para você é: não importa a ocasião e o ocorrido, o fato é que sempre precisamos usar o desprendimento para permitir que o novo venha, mesmo não sendo naquele momento o que desejamos para nossas vidas.....mas se o coração estiver aberto, te garanto que a experiência será fantástica e cheia de crescimento. Sua  fé será fortalecida mas para isto é necessário diariamente, beba da fonte: que é a Bíblia, você vai se surpreender!

E você sabe ter o desprendimento necessário para enfrentar um grande desafio?

Afinal: "Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena" Fernando Pessoa

Bjs e tenha um dia fantástico!